sexta-feira, 13 de junho de 2008

O isolamento social

Atividade de Oficina de Redação

Cada vez mais, a sociedade atual vai se distanciando das sociedades dos séculos XIX e XX. O fator mais importante que contribuiu para que isso acontecesse foi o avanço dos meios de comunicação e a facilidade de acesso que a população teve, e tem, a esses meios. Isso causa isolamento pessoal e perda de contato entre as pessoas.

A velocidade com que avança a sociedade consolida a nova Revolução Tecnológica, que teve início a partir do século XXI. Essa insurreição é sustentada, principalmente, pelo crescimento das Redes Mundiais de Computadores e do seu desenvolvimento no 3º setor (o setor de serviços). A internet poupa tempo e evita trabalhos desnecessários. Através dela, uma pessoa pode fazer compras, pagar contas e pesquisar sobre os mais diversos assuntos, tudo isso sem sair de casa. E é essa comodidade que faz as pessoas perderem o contato umas com as outras.

Analisando pelo ponto de vista histórico, as sociedades pré-modernas não tinham como fator preocupante o distanciamento social. A interação entre as pessoas era feita de forma mais dinâmica e o contato intenso entre elas facilitava no desenvolvimento da comunicação.

O isolamento social, e muitas vezes geográfico, causa uma ruptura com os padrões culturais vigentes em uma determinada comunidade, tribo, ou grupo de pessoas. Essa ruptura provoca um acelerado processo de aculturação e de perda da identidade regional trazendo conseqüências muito graves, como a extinção da cultura dos povos, provocada, muitas vezes, pelo crescimento desenfreado do capitalismo que obriga a sociedade a se adaptar às novas regras impostas por este sistema.

O impacto da velocidade de caracterização de uma sociedade em algumas pessoas é, muitas vezes, desconsiderado. Este impacto constitui a característica de algumas gerações que simplesmente não percebem o quanto esse distanciamento é prejudicial para o convívio em sociedade. E tentando buscar outras formas de interação, surgem as tribos virtuais, que engloba vários grupos com diferentes ideologias entre eles, as pessoas que procuram estes grupos sempre têm um interesse em comum e passam a participar dele.

Problemas como o distanciamento social não apresentam soluções definitivas. Há sim, uma maneira de amenizá-los, mas essa iniciativa deve partir das próprias pessoas para que este isolamento não se torne cada vez mais intenso. Elas deveriam se comunicar mais. Ir à loja ao invés de comprar em lojas virtuais. Ir ao banco ao invés de solicitar o débito on-line. Pesquisar na biblioteca ao invés de procurar tudo na internet.

O mundo está em constante renovação, as pessoas participam deste processo. O distanciamento social impede que a relação entre as pessoas se torne mais participativa. Um ótimo exemplo de união social a ser citado são as manifestações que mobilizam milhares de pessoas por um ideal. Acontecia com muito mais freqüência no passado, atualmente são raros os movimentos sociais e a tendência é que se tornem cada vez mais raros.

O avanço dos meios de comunicação e a falta de interesse nos movimentos sociais são os responsáveis por essa velocidade em que avança a sociedade. Acreditar que há soluções imediatas e definitivas para isso é viver uma utopia.

Nenhum comentário: