segunda-feira, 9 de junho de 2008

Dilema

Um repórter mente e suborna fontes para obter informações de interesse público às quais não teria acesso caso se identificasse como jornalista?


Às vezes, em determinadas situações, o jornalista não conseguirá obter informações suficientes para poder transmiti-la. Nessas situações torna-se necessário o uso de outros métodos para obter a informação.

Atitudes como essas não merecem ser consideradas antiéticas. Afinal, o único meio de o jornalista conseguir certas informações é não se identificando como tal.

As reportagens que geralmente envolvem denúncias necessitam que o repórter utilize esta estratégia, caso contrário, tais reportagens não seriam bem-sucedidas. Imagine um jornalista numa favela, denunciando a participação de policiais na venda de armas para os traficantes. O repórter aborda o policial durante uma negociação e diz: “Boa tarde! Eu sou jornalista, o senhor poderia me dar uma entrevista?”. Provavelmente, ele seria assassinado.

O recurso de não se identificar como jornalista , em algumas situações, torna a profissão mais segura e aumenta as chances de sucesso da reportagem.

Nenhum comentário: